30 de jan. de 2018

Criação do Manon (Lonchura striata domestica)



Características
O manon (Lonchura striata domestica) é um pequeno pássaro doméstico popular da ordem Passerinforme, membro da subfamília Estrildinae. Este pássaro é originário da China. Possui aproximadamente 11 centímetros de comprimento. Sua coloração varia do preto ao branco, passando pelo marrom e canela. Existem de cores puras (como canela, preto, albino), de penas frisadas, e arlequim, que é branco com marcações pretas. As cores também podem se misturar, formando até mesmo pássaros tricolores.

O manon não apresenta diferenças entre macho e fêmea, a não ser pelo canto discreto que possui o macho.

Costumam cuidar muito bem de seus filhotes. Não rejeitam ovos nem filhotes quando há interferências externas, como quando o criador abre seu ninho (que geralmente é uma caixa de madeira com uma tampa em cima).

Essa característica os torna muito importantes para a criação de outras aves que não se reproduzem com facilidade em cativeiro, em especial o diamante-de-gould. Os casais de manons são usados como amas-secas para chocar os ovos e cuidar dos filhotes de outras espécies.

Alimentação
A principal alimentação do Manon, são todas as espécies de sementes, como o alpiste. Pode-se dar couve, almeirão, escarola, jiló e pepino, exceto alface.

Durante a muda das penas, pode ser oferecida a farinhada, duas vezes por semana. No início do período reprodutivo, a farinhada também é muito importante e nessa epóca, pode ser oferecida diariamente, só não pode permanecer na gaiola, pois azeda, por isso, deve ser retirada ao final de cada dia.

Reprodução
Os pássaros Manons botam até 8 ovos por ninhada. Após juntar o casal, eles irão demorar de 5 a 7 dias para acasalarem e já começarão a botar os ovos. A incubação dura até 18 dias e o macho ajudará a fêmea a chocar. Com 45 dias, em média, os filhotes já estarão comendo sozinhos e poderão ser separados dos pais. Você pode utilizar o mesmo ninho que é usado na reprodução dos Periquitos Australianos, deixando palha seca de milho, capim seco ou outro material para ser usado na confecção do ninho. Os filhotes são muito resistentes e os Manons acasalam o ano inteiro, mas, deve-se deixar um período de pelo menos 3 meses do ano sem que eles choquem, para que possam descansar.

Confinamento
A gaiola para Manons deve ser mais comprida do que alta, podendo ter 40 cm de comprimento por 30 cm de largura e 30 cm de altura, ou até menores. Eles conseguem se adaptar bem.

O pássaro Manon possui o nome científico de Lonchura Striata Domestica. Ele pertence a família Estrildidae e é conhecido em inglês por Society-finch ou Bengalese-finch. Também é conhecido como Bengalin-do-Japão. Ele é originário da China mas foi “selecionado” por pesquisadores japoneses que fizeram diversos cruzamentos com a espécie silvestre chinesa Lonchura Striata, chegando ao manon que temos atualmente. O nome do pássaro tem origem francesa, moineau du Japon, que significa pardal do Japão. São muito apreciados pois são ótimos pais, cuidado perfeitamente bem de filhotes de diversas espécies exóticas.



Características físicas do manon
Existem em 3 cores básicas: o negro-marron o moka e o canela. Temos também as misturas entre essas três cores, como o manon negro-cinza, moka-cinza, canela-cinza, pastel-negro-marron, pastel-moka e pastel-canela. Mais raros são o arlequim-negro, arlequim-moka e o arlequim-canela. Veja abaixo as 3 cores básicas do pássaro manon.

Negro-Marrom: Maioria das Penas São negras ou Marrons.
Moka: Ausência parcial da cor negra, pode ser mais escuro ou mais claro.
Canela: Ausência total da cor negra, deve ter um marrom avermelhado.


Diferenciando machos e fêmeas de manon
O pássaro manon não apresenta dismorfismo sexual, ou seja, entre machos e fêmeas são idênticos. Você  pode identificar os machos colocando vários pássaros em uma grande gaiola ou viveiro. Logo os machos irão começar a cantar. Eles emitem alguns sons curtos, abrindo levemente as asas e eriçando as penas da garganta e do peito. Ao observar tais comportamentos você consegue identificar os machos.

Outra forma é pegar este macho e colocá-lo em uma gaiola separada. Em seguida vá colocando os outros manons juntamente com ele, um de cada vez, sendo que os pássaros que também cantarem serão machos, enquanto que a fêmea de manon ficará quieta.

Alimentação do manon
A alimentação do pássaro manon é bem simples. Ela consiste basicamente em sementes como o alpiste, painço e a senha. Ela deve ser complementada com verduras como o almeirão, couve, chicória. Uma fonte de cálcio também é importante. Ela pode ser um pote com areia ou um complemento liquido, que é facilmente encontrada em lojas de produtos para pássaros. Quando o pássaro estiver na época da reprodução, seja chocando ou cuidando do filhotes, deve-se dar uma alimentação reforçada, principalmente com o fornecimento de uma farinhada para pássaros a base de ovo.

Reprodução do manon
Os pássaros manons podem botar até 8 ovos por ninhada! Após juntar o casal eles irão demorar de 5 a 7 dias para acasalarem e já começarão a botar os ovos. A incubação dura até 18 dias e o macho ajudará a fêmea a chocar. Com 45 dias, em média, os filhotes de manon já estarão comendo sozinhos e poderão ser separados dos pais.

Você pode utilizar o mesmo ninho que é usado na reprodução dos Periquitos-australianos, deixando palha seca de milho, capim seco ou outro material para ser usado na sua construção. Os filhotes são muito resistentes e os manons acasalam o ano inteiro, contudo, deve-se deixar um período de pelo menos 3 meses sem que eles choquem, para que possam descansar. A gaiola para manons deve ser mais comprida do que alta, podendo ter 40 cm de comprimento por 30 cm de largura e 30 cm de altura, ou até menores. Eles conseguem se adaptar bem.

Manon como ama seca
Uma das principais características dos pássaros manon é o grande instinto maternal que eles possuem. Por isso eles são muito utilizados como ama-seca de outras espécies que não são bons pais, como por exemplo os Diamantes-de-gould, mandarins e o Bavete-de-cauda-longa. Eles irão chocar os ovos destas espécies como se fossem deles mesmos, e não descuidaram-se um minuto sequer dos ovos e da criação dos filhotes adotivos.

É mais aconselhável trocar os ovos que os manons botaram pelos ovos das outras espécies. O manon e a ave que irá ceder os ovos têm que estar chocando, contudo alguns casais de manon acabam aceitando chocar e criar os filhotes, mesmo sem estarem se reproduzindo. Isto varia de ave para ave, mas geralmente eles irão aceitar os ovos sem problemas.

*Você sabía que os MANONS é o fator mais importante na criação do DIAMANTE GOLD em GRANDE QUANTIDADE, pois são eles que vão tratar e cuidar dos filhotes dos diamantes. Para cada casal de diamante precisamos de 4 a 5 casais de manons, com esses casais de manons dá para tirar em torno de 200 filhotes de diamantes por ano. 

Nenhum comentário: