8 de jul. de 2015

CRIAÇÃO DO BICHO DA SEDA (Sericicultura)



Bicho-da-seda

SERICICULTURA

CURIOSIDADES SOBRE O BICHO DA SEDA




PRODUÇÃO DA SEDA




Produção de casulos formados pela lagarta da espécie Bombyx mori é opção de renda em propriedades familiares próximas a tecelagens de seda
Neste mês, completam-se 200 anos da chegada ao Rio de Janeiro da família real portuguesa. Esse fato provocou grandes mudanças no Brasil, tratado até então como uma mera colônia extrativista para abastecer Portugal. Com os pés em terras brasileiras, logo o príncipe-regente dom João começou a tomar medidas que abriram oportunidades para o desenvolvimento de novas atividades agrícolas por aqui - como a sericicultura, a criação do bicho-da-seda.
Atualmente, essa atividade é recomendada sobretudo para gerar renda adicional em pequenas propriedades familiares, que têm à disposição novas tecnologias desenvolvidas pela Apta - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. No estado de São Paulo, a sericicultura está concentrada em municípios como Bastos, Gália, Duartina e Fernão, entre outros. No Paraná, na região de Maringá. O bicho-da-seda (Bombyx mori) produz um casulo do qual se extrai os fios para formar um tecido de toque suave, cobiçado no mundo inteiro e que nunca sai da moda. O trabalho minucioso e delicado das lagartas da espécie já é explorado pelo homem há muito tempo. Historiadores relatam que, há cerca de 4.600 anos, a seda proveniente do inseto já era explorada para a confecção de roupas da nobreza do império chinês.
image
SUPORTE onde as lagartas tecem os casulos
O ciclo de desenvolvimento do bicho-da-seda vai da eclosão do ovo até a transformação da lagarta em mariposa. O período em que vive como a lagarta é dividido em cinco fases ou idades, durante as quais é sempre alimentada com folhas da amoreira (Morus spp.).
Quando atinge tamanho que varia de sete a oito centímetros e não come mais, o bicho-da-seda deve ser transferido para o "bosque", um suporte para o inseto tecer o fio. Num movimento constante da cabeça, a lagarta produz um casulo em volta de si, a partir de um fio contínuo de cerca de 1,2 metro.
No interior de um galpão, chamado de sirgaria, o manejo do inseto é feito sobre esteiras, que também são conhecidas como camas de criação. O local deve ser limpo, livre de contaminação e com boa circulação de ar. Além disso, é preciso controlar a temperatura e a umidade relativa do ar do ambiente, mantendo-o em níveis adequados a cada idade do bicho através de abertura de janelas, para assegurar o bom trabalho dos bichinhos operários.
Raio X
CRIAÇÃO MÍNIMA: meio hectare
INVESTIMENTO INICIAL: em torno de 45 reais a caixa com 33 mil lagartas, além da formação do amoreiral e construção do galpão
RETORNO: safra de 70 quilos pode render 500 reais
REPRODUÇÃO: de 400 a 500 ovos por mariposa
Mãos à obra
BARRACÃO com folhas de amoreira, para alimentar as lagartas
INÍCIO - adquira o bicho-da-seda já na fase da lagarta, quando medem pouco mais de 1,5 centímetro. A dedicação do produtor no trato do inseto é muito importante para obter casulos de qualidade, o que define o preço pago ao criador (o quilo pode ser cotado a mais de seis reais).
AMBIENTE - nos primeiros sete dias de vida, durante a primeira e a segunda idade da lagarta, a temperatura ideal para o local de criação é de 26 a 27 graus e umidade relativa do ar de 90%. Na terceira e quarta idades, são recomendados de 24 a 25 graus e umidade de 75%, enquanto na quinta idade o ideal é 23 graus e umidade de 70%.
ESTRUTURA - as lagartas são criadas sobre esteiras dentro de barracões, com medidas que podem variar de acordo com o espaço disponível. Um galpão de nove metros de comprimento por seis de largura, por exemplo, pode ser considerado para uma pequena propriedade agrícola, rendendo até 70 quilos de casulo por mês durante a safra.
INTEGRAÇÃO - há empresas no mercado que disponibilizam ao produtor interessado toda a estrutura de apoio para a criação, inclusive as lagartas. Fornecem insumos para a desinfecção das instalações e mudas de amoreiras, além de assistência técnica em todo o processo de produção.
ALIMENTAÇÃO - para o desenvolvimento da lagarta, é necessário fornecer folhas de amoreira. A Apta multiplica e disponibiliza cultivares desenvolvida pelo Instituto de Zootecnia de São Paulo, de elevada produção e valor nutritivo. Entre os mais destacados estão IZ56/4, IZ15/7, IZ13/6, IZ10/4, IZ40,
PROPAGAÇÃO - o cultivo de amoreiras é feito por estacas, que podem produzir folhas por um período de 15 a 18 anos para alimentar o bicho-da-seda. O corte deve ser diário, para oferecer às lagartas refeição fresca. As folhas devem ser oriundas de plantações livres de pragas, doenças e impurezas, nem mesmo terra.
REPRODUÇÃO - ocorre na fase adulta da mariposa, que surge a partir da transformação da lagarta dentro do casulo. Após o acasalamento, a fêmea inicia a postura dos ovos, que chega a somar de 400 a 500 unidades.

19 comentários:

victor disse...

oi po eu adorem encontra esa pagina tem muita coisa que eu venho procurando a muito tenpo ele tem muitas esplicaçães adorem iso pese nu relatori bem feito

carlos pena disse...

bom dia victor.
estou preparando mais material sobre bicho da seda, aguarde.
obrigado pela visita.

Unknown disse...

Eu queria coisas sobree as doeças do bicho-da-seda.
Tenho um trabalho de aula pra fazee e naum acho as doenças.
se puder me passar?
obrigada!

carlos pena disse...

bom dia maira.
estou a prepara um material sobre o bicho da seda, inclusive com com material sobre molestias e parasitos.aguarde.
obrigado pela visita

Giovana Bocchi disse...

Oii eu ganhei dois ovos de bicho da seda e eless nasceram e estão reprduzindo sem parar e eu não tenho como criá-los. Caso etejam interessados meu e-mail é: bocchi_giovana@hotmail.com

Obrigado!

Anônimo disse...

Queria saber esta mariposa se transforma em um borboleta? Q cor teria esta suposta borboleta? quanto tempo tem de vida desde bicho da seda até depois de virar mariposa?

carlos pena disse...

BOM DIA AMIGO:

EU COLOQUEI UM "PDF" QUE ACREDITO LHE SATISFARÁ NAS SUAS DUVIDAS, É CLICAR SOBRE O MESMO NO FINAL DO POST.

ABRAÇOS E OBRIGADO PELA VISITA
CARLOS

Unknown disse...

bom dia, eu me chamo lazaro e gostaria de obter algumas informações á respeito do bicho da seda.
pretendo cultivar o bicho da seda e preciso de informações de fornecedores da larva e de mudas da amora, e qual o tamanho ideal do barração p/ começar o cultivo.
aguardo sua resposta.
meu e-mail..lazaronascimento100preeu@hotmail.com.

Anônimo disse...

gostaria de saber se essa mariposas voam depois de fazerem os casulos?

karina ishikawa disse...

Bom dia!! Tenho um filho de 11 anos que vai fazer um trabalho escolar sobre o bicho da seda, gostaria de saber se há um local de criação em são paulo, perto da capital para que pudessemos visitar.
Desde jà agradeço a atenção.
Karina.

Eliseba disse...

Bom dia, o meu nome é Eliseba. Tenho 21 anos e desde os meus 12 anos de idade que tenho bichos da seda... recentemente comecei a pensar em fazer produção de bichos da seda. Gostava de saber mais ainda do que a publicação feita neste blog. Tenho um terreno grande com possibilidade de plantação de amoreira. Gostaria de saber se há alguma empresa em Portugal com a finalidade de compra dos casulos e a quem me posso dirigir para começar a criação e venda. O meu contacto é: elisebaduarte@gmail.com
Aguardo Resposta
Atentamente,
Eliseba Duarte

Adriano disse...

Prezado Srs eu gostaria de estar em contato com criadores de bicho da seda para possivel compra em grnde contidade de fios e casulos desperdicados email : unionprogress@hotmail.com

José Gonçalves disse...

Boa noite. Resido em Portugal, Coimbra e, como crio bicho da seda, tenho andado a pesquisar mas não encontro qualquer empresa/industria com instalações em Portugal que utilize este recurso. Gostava de saber se alguém tem conhecimento de alguma empresa que me ajudasse. Obrigado!

Hermano Porto disse...

ola!
eu tb estou fazendo um projeto na faculdade sobre sericicultura.Eu precisava de informaçoes sobre licenciamento(qual orgao responsavel)qualidade entre outros
se puder entrar em contato pelo meu email,agradeço!!!!
espero resposta
obrigado
hermano porto

joão disse...

hoBOA TARDE

ME CHAMO JOÃO ARNALDO, TENHO UMA CHACARA DE MAIS OU MENOS 3000 METROS, QUERO INICIAR A CRIAÇÃO DO BICHO DA SEDA, ONDE POSSO ADQUIRIR NOW HOW, PARA INICIAR A CRIAÇÃO,
GOSTARIA DE OBTER MAIORES INFORMAÇÃO

Anônimo disse...

Ola sr. José vi que o senhor cria bichos da seda. Gostaria de saber se vende ovos de bichos da seda e qual o preço. Meu contacto e beginthelife@live.com.pt

Unknown disse...

Meu nome é John e gostaria de comprar uma pequena quantidade de lagartas (40 ou 50) para explicar a um grupo de crianças o processo da metamorfose. Temos um pequeno galpão e varias mudas de amoras.
Obrigado, John gian.john@gmail.com

Unknown disse...

Meu nome é John e gostaria de comprar uma pequena quantidade de lagartas (40 ou 50) para explicar a um grupo de crianças o processo da metamorfose. Temos um pequeno galpão e varias mudas de amoras.
Obrigado, John gian.john@gmail.com

Neli Regina Anzolin Baldissera disse...

Olá! Sou professora de educação infantil, de uma escola municpal e gostaria de realizar um projeto com as crianças sobre o bicho da seda. Gostaria de saber como poderia conseguir algumas larvas do bichinho para iniciar o projeto. Att. Neli Baldissera
nelibaldi@hotmail.com