27 de jul. de 2015

Raças Bubalinas (Bufalos)


As raças e suas características:

Os búfalos no Brasil estão representados por quatro raças : Jafarabadi, Murrah, Mediterrâneo e Carabao.
Os animais possuem uma aparência reveladora de saúde e vigor, constituição robusta, com masculinidade e feminilidade segundo o sexo.
Para se avaliar as raças existem características que são permissíceis, isto é , podem conter em algúns animais, e outras desclassificantes, que se houver o animal pode ser descartado. Aqui vai algumas dessas características:
Características permissíveis: pelagem preta com nuance castanha escura; pêlos brancos isolados e raros no corpo;pequena mancha branca na fronte desde que com pele preta; ausência de vassoura; pequenas manchas claras nos chifres; chifres de direção quase retilínea; cegueira unilateral;espáduas de inserção um pouco imperfeitas; claudicação leve; temperamento nervoso, sem ser bravio.

Características desclassificantes:pelagem branca ou clara ou grandes manchas-brancas; ausência de chifres; cegueira bilateral;olhos gázeos; órgãos de reprodução anormais; temperamento bravio; outras más formações hereditárias ou adquiridas; debilidade constitucional ou orgânica; hérnia;sérios defeitos de aprumos;claudicação grave; virilidade de fêmea e feminilidade de macho; temperamento bravio; 

Agora vamos as especificações das raças :
Raça Jafarabadi


De origem indiana, predomina nas regiões Centro e Sul do país, especialmente nos estados de São Paulo e Minas Gerais.
Padrão da raça



Cabeça: maciça, perfil craniano ultraconvexo; 

Fronte: testa proeminente, ultraconvexa; 
Chanfro: retilíneo e sub-convexo; 
Chifres: longos, fortes e grossos, de secção triangular ou ovalada, dirigidos para trás e para baixo, com curvatura final para cima e para dentro, em harmonia com o perfil craniano; 
Temperamento:Dócil e manso


Características Gerais
1. Aparência: reveladora de saúde e vigor, constituição robusta, com masculinidade e feminilidade segundo o sexo.
2. Tamanho: indicativo do crescimento por idade, sendo de porte médio a grande e de corpo simétrico e equilibrado.
3. Tipo: conformação própria do tipo morfo-fisiológica misto, além de incluir exigências de aprumos normais, com cascos fortes e bem conformados.
4. Reprodução: aparência normal quanto ao tamanho e forma da bolsa escrotal e vulva, além do número de testículos e tetas, não se computando as tetas extranumerárias.
5. Olhos: profundos, elípticos, límpidos e pretos.
6.Orelhas: tamanho médio, com direção horizontal, dirigidas por cima do chifre;
7. Pelagem: forte correlação entre a cor dos pêlos e da pele em todo o corpo, sendo pretos os pêlos e a pele. A cor preta estende-se também aos chifres, casco, espelho nasais e mucosas aparentes.
Raça Murrah


De origem indiana, a raça conquistou a preferência de criadores brasileiros de diversos Estados, estando sua população em crescente desenvolvimento.
Padrão da raça


                                                                                                                  Cabeçaperfil craniano retilíneo ou levemente sub-convexo e são leves. 

-Chanfro: de retilíneo a sub-convexo; 
-Chifres: pequenos, relativamente finos, de secção ovalada ou triangular, descrevendo curvaturas em torno de si mesmo, em forma de espiral enrrodilhando-se em aneis na altura do crânio; 
-Pelagem: forte correlação entre a cor dos pêlos e da pele em todo o corpo, sendo, pretos os pêlos e a pele. A cor preta estende-se também aos chifres, cascos, espelho nasais e mucosas aparentes. A vassoura da cauda é branca, ou preta, ou mesclada. 
- Temperamento: manso ou dócil;


Características Gerais
1.Aparência: reveladora de saúde e vigor,constituição robusta,com masculinidade e feminilidade segundo o sexo.
2. Tamanho: indicativo do crescimento por idade, sendo de porte médio a grande e de corpo simétrico e equilibrado.
3. Tipo: conformação própria do tipo morfo-fisiológica misto, com prevalência leiteira, além de incluir exigências de aprumos normais, com cascos fortes e bem conformados.
4. Reprodução: aparência normal quanto ao tamanho da bolsa escrotal e vulva, além do número de testículos e tetas.
5. Olhos: levemente proeminentes nas fêmeas e com menor projeção nos machos, vivos, límpidos e pretos.
6. Orelhas: relativamente pequenas, de direção quase horizontal e um pouco pendulosas.

Raça Mediterrânea


De origem italiana, seu aspecto externo é muito semelhante ao da raça Murrah. É encontrada em quase todos os Estados.É uma raça de dupla aptidão, leite e corte, mas é mais cotada para o corte.Os animais da raça mediterrânea apresentam porte médio e são medianamente compactos.
Padrão da Raça

- Cabeça: tamanho médio, perfil craniano ligeiramente convexo; 

- Chanfro: de retilíneo a sub-convexo; 
- Chifres: longos,fortes e grossos, de secção ovalada ou triangular, dirigidos para trás, para fora e para o alto terminando em forma semicircular ou de lira; 
- Temperamento: manso ou dócil.

Características Gerais
1. Aparência: reveladora de saúde e vigor, constituição robusta, com masculinidade e feminilidade segundo o sexo.
2. Tamanho: indicativo do crescimento por idade, sendo de porte médio a grande e de corpo simétrico e equilibrado.
3. Tipo: conformação própria do tipo morfo-fisiológica misto,além de incluir exigências de aprumos normais, com cascos fortes e bem conformados.
4. Reprodução: aparência normal quanto ao tamanho da bolsa escrotal e vulva, além do número de testículos e tetas.
5. Olhos: arredondados, levemente projetados, vivos, límpidos e pretos;
6. Orelhas: tamanho médio e em posição horizontal;
7. Pelagem: forte correlação entre a cor dos pêlos e da pela em todo o corpo, sendo pretos os pêlos e a pele. A cor preta estende-se também ao restante das partes do corpo.

Raça Carabao


Segundo alguns autores os Carabaos foram os primeiros búfalos introduzidos no Brasil, na Região Norte. Representados pelo búfalo "preto marajoara" e muito semelhante ao búfalo da Malaia.No Brasil, a maior população desta raça está concentrada na Ilha de Marajó, no estado do Pará. É muita adaptada às regiões pantanosas e, por isto, apresentando pelagem mais clara. Também é conhecido por sua dupla aptidão, produzindo carne e sendo excelente para tração.
Padrão da raça

- Cabeça: tamanho médio perfil craniano retilíneo; 

- Chanfro: retilíneo; 
- Chifres: longos, grandes e fortes, de secção triangular, emergindo lateralmente da cabeça e dirigindo-se em posição horizontal para fora e depois para trás e para cima; 
- Temperamento: manso ou dócil.

Características Gerais
1. Aparência: reveladora de saúde e vigor, constituição robusta, com masculinidade e feminilidade segundo o sexo.
2. Tamanho: indicativo do crescimento por idade, sendo de porte médio para grande e de corpo simétrico e equilibrado.
3. Tipo: conformação própria do tipo morfo-fisiológica, de corte, além de incluir exigências de aprumos normais, com cascos fortes e bem conformados.
4. Reprodução: aparência normal quanto ao tamanho e forma da bolsa escrotal e vulva, além do número de testículos e tetas.
5. Olhos: arredondados, grandes, projetados e pretos;
6. Pelagem: cinza escura ou rosilha, manchas claras ou brancas nas patas, no pescoço logo abaixo da mandíbula e próximas ao peito em forma de listras circulares e paralelas, além de tufos claros nas arcadas orbitários superiores, nas comissuras labiais e no ventre.



Nenhum comentário: