2 de ago. de 2015

RECEITAS COM MEL



RECEITAS

O mel é uma substância de cor dourada, açucarada, obtida a partir do néctar das flores ou de secreções das partes vivas das plantas. Tais substâncias são captadas pelas abelhas e, no seu sistema digestivo, são transformadas. A coloração, a viscosidade, o sabor e o aroma do mel independem da ação das abelhas. O fator responsável por tais características é o tipo de flor, que também dá o nome ao mel, como o de laranjeira ou o de eucalipto, que são os mais comuns. De uma maneira geral, quanto mais escuro o mel, mais intenso é seu sabor.

Propriedades nutricionais 

O mel é composto, em sua maior parte, por dois tipos de açúcares simples: a frutose e a glicose, mas mais de 200 substâncias já foram identificadas no produto e, muitas delas, acredita-se ter propriedades terapêuticas. A composição nutricional do mel varia de acordo com o tipo de flor, mas de um modo geral é um produto energético e, por isso mesmo, utilizado por esportistas e atletas.

Como comprar e armazenar 

Escolha produtos de procedência confiável ou certificados. Quando o mel é armazenado em ambiente com temperatura mais baixa costuma cristalizar. Para voltar à sua liquidez normal, aqueça-o em banho-maria, no máximo a 50ºC. Para uma melhor conservação, guarde o mel em local fresco, num recipiente de vidro bem fechado. Dessa forma, se mantém por até um ano. Não é necessária a refrigeração, porque a sua integridade é mantida por causa do ácido fórmico, um excelente conservante natural.

Como usar 

Embora o mais comum seja o uso do mel em receitas doces, como bolos, biscoitos e sobremesas em geral, a mistura de mel com alimentos picantes ou ácidos para temperar carnes, aves ou peixe é bastante interessante. Algumas sugestões: misture o mel com limão, mostarda, rúcula ou agrião (bata com o mel no liquidificador), raiz-forte, pasta de alho ou gengibre. Para medir o mel de uma receita com facilidade, use uma colher de inox mergulhada previamente em água quente, porque assim não gruda na colher.

Perfil nutricional em 100 g (4 colheres de sopa) de mel


Calorias 

305 Kcal

Carboidratos 

82 g

Fibras 

0,2 g

Lipídeos 

0

Proteínas 

0,3 g

Sódio 

4 mg

Potássio 

52 mg

Fósforo 

17 mg

Ferro 

0,4 mg

Canjica ao mel e especiarias



Ingredientes:

2 xícaras (chá) de canjica branca 

1 canela em pau 

4 anises-estrelados 

1 colher (chá) de cardamomo 
4 cravos 
1 litro de leite 
1 xícara (chá) rasa de açúcar mascavo 
1/2 xícara (chá) de mel 
1 colher (sopa) de gengibre ralado 
canela em pó para polvilhar 
Modo de Preparo: 
Coloque numa tigela a canjica, cubra com água e deixe de molho por cerca de 4 horas. Em seguida, escorra a água da canjica. Coloque a canjica numa panela de pressão com 2 litros de água, a canela, o anis-estrelado, o cardamomo e o cravo. Tampe a panela e cozinhe em fogo alto até dar pressão. Reduza o fogo e cozinhe por cerca de 1 hora. Retire do fogo, elimine a pressão e destampe a panela. Adicione o leite, o açúcar, o mel e o gengibre e leve de volta ao fogo. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até ficar cremoso. Elimine a canela em pau e o anis-estrelado e sirva quente. 


Categoria: 

Sobremesas: Doces

Cozinha: 

Brasileira

Temperatura: 

Quente

Dificuldade: 

Fácil

Tempo de preparo: 

exige preparo antecipado

Rendimento: 

10 porções

FIGO ASSADO COM MEL


Ingredientes:

8 figos médios maduros 

1/2 xícara (chá) de mel 

1/2 xícara (chá) de suco de laranja 

1 colher (chá) de especiarias em pó (canela, sementes de cardamomo, pimenta-da-jamaica) 
100 g de nozes picadas 
400 g de iogurte natural 
Modo de Preparo: 
Ligue o forno à temperatura média. Disponha os figos numa assadeira pequena, um ao lado do outro, e regue com o mel misturado com o suco de laranja e as especiarias. Polvilhe as nozes e leve ao forno por 35 minutos, ou até os figos ficarem macios. Retire os figos do forno, distribua o iogurte em pequenos potes fundos, coloque por cima os figos e sirva. Se preferir, decore com folhas de capim-santo.


Figo assado com mel e camembert

Ingredientes:

8 figos médios maduros 

3 colheres (sopa) de mel 

200 g de queijo camembert picado 

Modo de Preparo: 
Parta os figos ao meio, no sentido vertical, sem separar as metades. Abra-os cuidadosamente, regue com a metade do mel e disponha um pedaço de queijo. Coloque os figos numa assadeira refratária e leve ao forno de microondas, na potência média, por 3 minutos, ou até ficar bem quente e o queijo derreter. Retire do forno e sirva em seguida com o mel restante.


Categoria: 

Sobremesas: Doces

Esta receita: 

usa microondas

Cozinha: 

Brasileira

Temperatura: 

Quente

Dificuldade: 

Fácil

Tempo de preparo: 

7 min

Rendimento: 

4 porções

Salada de rúcula com lascas de parmesão e dressing de mel

Ingredientes:

1 maço pequeno de rúcula 

lascas de queijo parmesão 

dressing de mel 

100 ml de suco de limão (cerca de 4 unidades) 
100 ml de mel 
400 ml de azeite de oliva extravirgem 
Modo de Preparo: 
Coloque numa tigela o suco de limão, o mel e o azeite de oliva e bata, com um batedor de arame, até emulsionar. Distribua a rúcula lavada nos pratos, acrescente as lascas de queijo parmesão e regue com o molho. Sirva em seguida.


Categoria: 

Saladas

Cozinha: 

Brasileira

Temperatura: 

Frio

Dificuldade: 

Fácil



Lombo com recheio de mel

Ingredientes:

500 g de lombo de porco 

1/2 xícara (chá) de vinho tinto 

2 colheres (sopa) de mel 

1 ramo de tomilho 
1 colher (chá) de molho de pimenta 
1 pão francês torrado e esfarelado 
2 colheres (sopa) de azeite de oliva 
sal a gosto 
Modo de Preparo: 
Coloque em uma panela o vinho, o mel, o tomilho e o molho de pimenta. Leve ao fogo por 10 minutos, ou até encorpar. Retire do fogo e misture com o pão. Reserve. Abra o lombo como um bife e espalhe a mistura de pão. Enrole e amarre com um barbante. Tempere a parte externa com sal, regue com o azeite e embrulhe com papel-alumínio. Asse o lombo em forno médio por 45 minutos, ou até a carne ficar macia. Retire o papel-alumínio e deixe assar por mais 25 minutos, ou até dourar. Retire do forno, corte o lombo em fatias e sirva com arroz selvagem, preparado conforme as instruções da embalagem.


Categoria: 

Carnes

Cozinha: 

Brasileira

Temperatura: 

Quente

Dificuldade: 

Média

Tempo de preparo: 

20 min + o tempo de forno

Rendimento: 

2 porções



Brochete de frutas com queijo e mel

Ingredientes:

2 pêssegos cortados em gomos 

2 figos partidos ao meio (de preferência sem casca) 

1 maçã verde média cortada em gomos 

100 g de queijo brie cortado em 4 pedaços 
100 g de queijo gorgonzola cortado em 4 pedaços 
4 colheres (sopa) de mel 
Modo de Preparo: 
Ligue o forno à temperatura alta. Monte 4 espetos, intercalando as frutas com os queijos, e disponha-os numa assadeira média. Regue com a metade do mel e leve ao forno por 5 minutos. Retire de forno e distribua os brochetes nos pratos. Regue com o mel restante e sirva. 
Dicas: 
A combinação de frutas com os queijos é deliciosa. Experimente variar com outras frutas.


Categoria: 

Sobremesas: Doces

Cozinha: 

Brasileira

Temperatura: 

Quente

Dificuldade: 

Fácil

Tempo de preparo: 

10 min + o tempo de forno

Pão de mel

Ingredientes:

4 xícaras (chá) de farinha de trigo 

1/2 xícara (chá) de leite integral 

1 colher (sopa) de bicarbonato em pó 

1/2 xícara (chá) de manteiga 
1 xícara (chá) de mel 
1 xícara (chá) de açúcar mascavo 
2 ovos 
1 colher (sopa) de café solúvel 
1/2 xícara (chá) de cerveja 
2 colheres (chá) de canela em pó 
1 colher (chá) de cravo-da-índia em pó 
cobertura 
600 g de chocolate meio amargo 
Modo de Preparo: 
Peneire a farinha numa tigela e reserve. Coloque o leite numa panela e leve ao fogo até amornar. Retire do fogo, misture o bicarbonato e reserve. Bata na batedeira a manteiga (reserve 3 colheres de chá), o mel, o açúcar mascavo e os ovos por 5 minutos, ou até obter um creme. Junte o leite com o bicarbonato, o café, a cerveja, a canela e o cravo e bata por mais 3 minutos. Aos poucos, e sem parar de bater, incorpore a farinha. Bata por mais 5 minutos. Cubra a massa com filme plástico e deixe na geladeira por 5 horas. Passado esse tempo, ligue o forno à temperatura média. Com a manteiga reservada, unte uma assadeira de 20 cm x 30 cm e enfarinhe. Coloque a massa e nivele-a com uma espátula umedecida. Em seguida, fure-a com um garfo e leve ao forno por 35 minutos, ou até que enfiando um palito na massa ele saia limpo. Retire do forno e deixe por 35 minutos para esfriar completamente. Corte o pão de mel em 20 pedaços e reserve. Cobertura: pique o chocolate e coloque-o numa tigela refratária. Leve ao fogo em banho-maria, por 8 minutos, ou até o chocolate derreter. Não deixe a água ferver nem encostar o fundo da tigela refratária na fôrma. Retire do fogo, transfira o chocolate para uma outra tigela e misture bem. Passe os pães de mel, um a um, no chocolate e disponha-os numa assadeira forrada com papel-alumínio. Leve à geladeira e deixe descansar por 5 minutos, ou até o chocolate endurecer. Se preferir, decore com chocolate em lascas.


Categoria: 

Torta, pizzas e pães

Cozinha: 

Brasileira

Temperatura: 

Frio

Dificuldade: 

Fácil

Tempo de preparo: 

50 min + 5h e 35 min de descanso + forno

Rendimento: 

20 unidades



Bolinhos quentes de chocolate e mel com quinua real

Ingredientes:

100 g de chocolate em pó 

1 xícara (chá) de mel 

1/2 xícara (chá) de açúcar 

3 ovos 
2 colheres (sopa) de cream cheese 
250 ml de leite 
1 xícara (chá) de quinua real em flocos 
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 
manteiga 
Modo de Preparo: 
Bata numa tigela, com um batedor manual, o chocolate, o mel, o açúcar, os ovos e o cream cheese. Em seguida, junte o leite e bata até ficar homogêneo. Por último, adicione a quinua em flocos e a farinha de trigo e misture bem. Distribua o creme em fôrmas pequenas untadas com manteiga e enfarinhadas e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos. Retire os bolinhos do forno, deixe amornar, desenforme e sirva.


Categoria: 

Sobremesas: Bolos

Cozinha: 

Brasileira

Temperatura: 

Quente

Dificuldade: 

Fácil

Rendimento: 

6 a 8 unidades (conforme o tamanho da fôrma)



Pão de mel com cobertura de chocolate

Ingredientes:

1 e 1/2 xícara (chá) de mel 

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo 

1 xícara (chá) de manteiga 

1 colher (chá) de especiarias em pó (canela, noz-moscada, cravo-da-índia) 
1 colher (chá) de café solúvel 
1/2 xícara (chá) de leite integral 
1/2 xícara (chá) de cerveja ou leite integral 
4 colheres (sopa) de conhaque ou suco de laranja 
3 colheres (chá) de bicarbonato em pó 
2 colheres (sopa) de fermento em pó 
1,2 kg de farinha de trigo peneirada 
600 g de chocolate meio amargo cortado em pedaços regulares 
Modo de Preparo: 
Bata por 5 minutos na batedeira o mel, o açúcar, a manteiga (reserve 1 colher de sopa), as especiarias e o café. Junte o leite, a cerveja, o conhaque, o bicarbonato e o fermento e bata por mais 1 minuto. Aos poucos, adicione a farinha de trigo e vá misturando (sem bater), até obter uma massa que possa ser aberta com um cilindro. A textura da massa deve ser macia. Cubra a tigela com filme plástico e deixe a massa descansar na geladeira por 4 horas. Preaqueça o forno à temperatura média (180ºC). Transfira a massa para uma superfície lisa e abra com a ajuda de um cilindro até ficar com 1 cm de altura. Corte-a com um aro de 4 cm de diâmetro e disponha em 4 assadeiras, untadas com a manteiga reservada. Leve ao forno por 20 minutos, ou até que enfiando um palito na massa ele saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar. Coloque o chocolate numa tigela refratária e disponha-o dentro de uma panela com água (sem deixar a água encostar na tigela). Leve ao fogo até o chocolate derreter. Retire do fogo, transfira para outra tigela e bata com uma espátula por 3 minutos, ou até o chocolate amornar. Banhe a massa assada no chocolate e coloque numa assadeira forrada com papel-manteiga. Leve à geladeira até o chocolate secar. Se preferir, decore com cacau em pó e canela em rama. 
Dicas: 
A massa do pão de mel pode ser assada e congelada, podendo permanecer no freezer por até 6 meses. Deixe descongelar em temperatura ambiente e só então banhe no chocolate. 
Fonte: Revista Menu


Categoria: 

Sobremesas: Bolos

Cozinha: 

Brasileira

Temperatura: 

Quente

Dificuldade: 

Difícil

Tempo de preparo: 

50 min + 4 horas de descanso + o tempo de forno

Rendimento: 

64 unidades de 45g cada uma




PÃO DE MEL


Nenhum comentário: